CURSO: ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA SAÚDE
Dias e Local:
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Dia: 27 de SETEMBRO de 2019.
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Local: AUDITÓRIO DA MEGASOFT - GOIÂNIA
Objetivos:
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O Curso Acolhimento e Classificação de Risco na Saúde tem como objetivo treinar servidores de integrantes do Sistema de Saúde, elevando os níveis de eficiência e eficácia da gestão local, bem como dotar os participantes de conhecimento e recursos instrumentais e técnicos sobre a administração pública para criar facilidade e segurança no cumprimento das metas previstas em suas programações. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de conhecer as dimensões constitutivas do acolhimento, classificação e riscos e realização das condutas sobre as queixas mais comuns no atendimento à demanda espontânea de urgências/emergências.
Público Alvo:
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O curso é direcionado aos Gestores e Profissionais de saúde de nível médio e superior de qualquer complexidade de atendimento.
CARGA HORÁRIA:
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O curso terá 08 horas/aula, distribuídas em UM dias nos períodos matutino e vespertino.
Professor:
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O curso será ministrado pelo Palestrante Sarah Duarte - Consultora em Saúde Pública.
Certificado:
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Ao final do curso, o aluno que obtiver 100% (cem por cento) de presença receberá um certificado de conclusão do curso emitido pela empresa MR TREINAMETOS LTDA.
Investimento:
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GRATUITO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
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1. ACOLHIMENTO COMO DIRETRIZ DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH).
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Política Nacional de Humanização (PNH).
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Mas, afinal, o que é acolhimento?
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Por que acolher?
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Triagem x Acolhimento
2. Acolhimento e o SUS
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O acolhimento no SUS: um pouco de história
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O acolhimento como um dos dispositivos que contribui para a efetivação do SUS
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Algumas sugestões e reflexões sobre a implantação do acolhimento nos serviços de saúde
3. DIMENSÕES CONSTITUTIVAS DO ACOLHIMENTO
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O acolhimento como mecanismo de ampliação/facilitação do acesso
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O acolhimento como postura, atitude e tecnologia de cuidado
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O acolhimento como dispositivo de (re)organização do processo de trabalho em equipe
4. A REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO E O ACOLHIMENTO DA DEMANDA ESPONTÂNEA NA ATENÇÃO BÁSICA
4.1. Fluxos dos usuários na unidade
4.2. Modelagens de acolhimento
4.3. Avaliação de risco e vulnerabilidade
4.4. Gestão das agendas de atendimento individual
5. O ACOLHIMENTO EM DIFERENTES REALIDADES E MODALIDADES
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Acolhimento na Gestão
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Acolhimento na AB
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Acolhimento na urgência e emergência
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Acolhimento na Atenção Especializada
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Acolhimento na Atenção hospitalar
6. PARA VIABILIZAR A IMPLEMENTAÇÃO DO ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA NA ATENÇÃO BÁSICA
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Novos personagens na produção do acolhimento
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O acolhimento à demanda espontânea e a Rede de Atenção às Urgências
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Apoio dos gestores às equipes de saúde
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Diálogo com os usuários
7. DIFERENTES FORMAS DE ACOLHER EM SAÚDE
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Algumas maneiras de fazer
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Alguns dispositivos (tecnologias)
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Na situação concreta do serviço, algumas questões a considerar
8. CLASSIFICAÇÃO E RISCO
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Avaliação de Risco e Vulnerabilidades
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Trabalho em Equipe
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O Papel da Primeira Escuta do Usuário no Processo de Classificação de Risco
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Sugestão de Fluxos dos Usuários
9. MODELOS PROTOCOLOS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
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Modelo Australiano
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Modelo Canadense
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Modelo de Manchester
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Modelo Americano
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Modelo de Andorra
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Modelo Ministério da Saúde – BR
10. QUEIXAS COMUNS NO ATENDIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA E URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS
10.1. Sinais e sintomas recorrentes
10.2. Condutas